quinta-feira, 31 de março de 2011

Feira de Ciências PB


Olá, Colegas!!
Essa semana, a professora Gleiciane está passando nas salas de aula para anunciar as inscrições para a Feira de Ciências do Colégio Paulo Benevides!
Os professores da área de Ciências da Natureza serão professores-polo, ou seja, orientarão os alunos a respeito das experiências práticas e o conteúdo especifico.
Os professores das outras áreas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas) farão parte da feira sendo professores-orientadores. Nesse caso, eles lerão e explicarão o EDITAL da feira aos alunos e ajudarão na formulação do Projeto escrito. Há a possibilidade, também, de os professores-orientadores darem ideias aos alunos (através de indicações para pesquisas, como sites, bibliotecas...)

Posteriormente, Gleiciane passará o edital aos professores, contendo data das inscrições, de entrega dos projetos, regras e requisitos.

Dica de site para ajudar os alunos na feira: http://www.seara.ufc.br/sugestoes/sugestoes.htm
Nele vocês encontrarão sugestões de atividades para serem realizadas pelos alunos, como física, biologia, química e astronomia.

Esperamos a COLABORAÇÃO  de todos os professores para que posamos ter o maior número de equipes participando na feira e apresentando seus conhecimentos na área de Ciências da Natureza.

Para descontrair!!


PLANO DE AÇÃO…
Todo mundo sabe que os cearenses estão por toda parte. Em geral, o cearense é aquele sujeito baixinho que é o guardador de carro em São Paulo, o chefe de um restaurante na Madison em Nova York, o designer que bolou o logo da Eurocopa em Portugal, ou mesmo um borracheiro no interior da China.
O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é uma bem arquitetada jogada que visa a plantar gente nossa em postos-chave da administração mundial. Quando estivermos prontos, será deflagrada a grande tomada de poder e meu conselho é que você fique imediatamente amigo ou amante de um cearense, pois sabe como é: pros amigos tudo, para os inimigos, a lei!
Tomaremos o poder a partir de uma senha pré-estabelecida, que só um cearense saberá o significado oculto. Aos berros de “Queima
Raparigal!” as hostes de cabeças-chatas invadirão os parlamentos e palácios, além de todos os jornais e redes de TV do mundo livre.
Ninguém desconfiaria que Francisco das Chagas, humilde faxineiro da CNN (futura afiliada da TV Diário), na verdade, é um professor do ITA que rapidamente conectará a rede de Atlanta para nossos propósitos.
Invadiremos e tomaremos o Estado de Pernambuco, vamos dinamitar a nossa refinaria que eles roubaram e vamos construir outra lá no Pecém; também vamos extinguir os times Náutico, Santa Cruz e Sport Recife.
Elegeremos um papa cearense, Raimundo I, que canonizará Padre Cícero e determinará que, daí por ,diante, em todas as igrejas católicas a hóstia seja feita com macaxeira, farinha, rapadura, alternadamente ou os três ingredientes juntos.
O vinho será uma cachacinha de primeira misturada com “Q-SUCO” de uva. Essa simples bula papal fará com que a economia do Ceará dê um salto. O único problema é achar uma mitra que caiba na cabeça chata do papa, mas nós cearenses sabemos improvisar: Raimundo I usará uma fronha de travesseiro enquanto se encomenda outra.
Nas artes plásticas, as garrafinhas com areia colorida, os quadros de Xico da Silva e as esculturas de Zé Pinto irão ocupar alas e alas do Louvre. Para arranjar espaço, todas aquelas velharias do Turner vão para o museu de Aracati.
A Monalisa fica, pois na avaliação de Serotônio Macêdo, novo curador do museu, ela é uma “cabôca danada de aprumada”.
O novo Secretário Geral da ONU será Seu Lunga, que resolverá o conflito Israel/Palestina doando vastas extensões do sertão cearense
pros brigões. A ata de doação será concisa e formal.
Nas suas palavras: “Magote de fio d’uma égua, bando de mulambeiros, a terra é seca do mesmo jeito e o mar é da mesma cor. Deixem de botar boneco que vocês nem vão notar a diferença e o Ceará ainda é maior que aquela tripinha de Gaza”.
A famigerada música cearense tomará o mundo. Numa revanche histórica, as aberturas das novelas globais terão como trilha sonora os seguintes temas: novela das 06h, Belchior, das 07h, Raimundo Fagner, das 08h, Aviões do Forró. Vamos aperfeiçoar o Oscar. Bolaremos uma categoria que premiará o melhor filme de cangaço, melhor cena de amor numa jangada e melhor mocotó.
O cruzamento mais famoso do Brasil não mais será “Ipiranga com Av. São João” e sim Barão do Rio Branco com Liberato Barroso.
O jornal do 10 será transmitido para todo o mundo com a seguinte noticia: * O rodeio será substituído pela vaquejada; Coca-cola pela
água de côco; Garota de Ipanema por Garota da Barra do Ceará; Praia de Copacabana por Praia do Futuro; Fla x Flu por Ceará e Fortaleza, Real Madrid por Ferroviário; Central Park por Parque do Cocó; As torres gêmeas, que já foram destruídas mesmo, por Palácio do Progresso; As melhores faculdades européias pelo Liceu do Ceará; Demitiremos Gugu Liberato e Faustão e colocaremos em seus lugares João Inácio Jr e Ênio Carlos; Roberto Carlos por Babau do Pandeiro; Funk por Xaxado; Disneylândia por Beach Park; Av. Paulista por Bezerra de Menezes; Canecão por Siará Hall (na Washington Soares é show); Escolas de samba por quadrilhas juninas; Chiclete com banana por Mastruz com Leite.
Colocaremos alguns cearenses nas presidências dos principais países como: França: Cid Gomes;
Cuba: Inácio Arruda;
Argentina: Débora Soft (eu quero mais é que a Argentina se exploda).
A primeira ministra da Inglaterra será Patrícia Gomes. E o presidente dos EUA será Eunício Oliveira.
A capital do Brasil será Fortaleza. A capital do mundo ainda será Nova York, mas a gente vai rebatizá-la de Nova Quixeramobim e vamos trocar aquela estátua cafona por uma enorme estátua da Índia de Iracema. Yeah!
Não vejo como o plano possa falhar, pois cada vez mais nossos agentes se espalham pelo Brasil e pelo mundo todo.
Só nos resta esperar, de preferência no fundo de uma rede, enquanto as engrenagens giram por si. Adeus e até a vitória!
Como sou modesto, quero para mim apenas um título de nobreza e umas terras anexas, de preferência o município de Caucaia que é vizinho da capital e tem belas praias.
Saudações cearenses!!! E que nosso Padim Pade Ciço teje com todos nós!!!!!
(Autor desconhecido) mas deve ser cearense, né?!

domingo, 27 de março de 2011

Zezé: A Divina

Que tal um momento de lazer no teatro?
O Teatro Celina Queiroz traz, nos dias 1°, 2 e 3 de abril, o espetáculo musical Zezé A Divina, encenado por Zezé Motta.
A apresentação faz parte do Projeto Grandes Espetáculos. Dirigida por Chales Moeller, Zezé traz o melhor da música brasileira, do samba, da bossa-nova...Enfim, das nossas raízes culturais. A atriz (e também cantora) pretende fazer uma homenagem a todas as divas negras do jazz e, como não poderia deixar de ser, a Elizabeth Cardoso (grande inspiração do espetáculo).
A mistura de drama, mistério e glamour seduz a todos e convida-nos a conferir essa maravilhosa apresentação.

FICHA TÉCNICA

Direção, cenário e figurino: Charles Moeller
Elenco: Zezé Motta
Direção musical: Roberto Menescal e Flávio Mendes
Fotografia: Nana Moraes
Visagismo: Beto Carramanhos
Teclado: Ricardo Maccord

SERVIÇO

Zezé A Divina
Dias: 1º, 2 e 3 de abril de 2011
Sessões: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Informações: 3477-3033 / 3477-3175

Conhecendo o Brasil por outro ângulo!


Olá, colegas!
Que tal levarmos nossos alunos a conhecer o Brasil através de um outro ângulo?
Aqui vai a dica...
O Espaço Cultural UNIFOR expõe a Coleção Brasiliana Itaú: Um passeio pela História do Brasil.
A exposição tem como objetivo mostrar a cultura de mais de 500 anos de história do Brasil. São apresentados mapas, livros, objetos de arte, aquarelas, enfim tudo o que possa nos apresentar o caminho percorrido por nosso país.
A exposição Brasiliana está dividida em sete núcleos: Terra Brasilis, Brasil Holandês, Brasil dos Naturalistas, Brasil dos Viajantes, Rio de Janeiro, Memória da Cultura e Livros de Artista.
Cada núcleo focaliza determinado momento histórico brasileiro ou algo relevante de nossa cultura.

Acredito que essa exposição seria uma fonte inesgotável de aprendizagem aos nossos alunos!!
Abraços!

BrasilianaAbertura | 1º de março de 2011
Visitação | 2 de março a 1º de maio de 2011
Aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita | Estacionamento no local
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes | 85 3477 3319

Agende a visita da sua escola
Coleção Brasiliana Itaú | 2 de março a 1º de maio de 2011, no Espaço Cultural Unifor

Especialização - Educadores Físicos


Nada menos que três cursos de Especialização, todos na área de Educação Física, estão com inscrições abertas, que são os seguintes: Lazer e Recreação: Métodos e Técnicas de Aplicação nas Artes, Educação, Turismo e Educação Física, criado recentemente, portanto na sua primeira turma; Especialização em Atividade Física: Aspectos Fisiológicos, Patológicos e Farmacológicos, segunda turma; e Especialização em Personal Training: Avaliação e Prescrição de Treinamento Personalizado voltado à Saúde e ao Rendimento, segunda turma. Com duração de 18 meses, todos eles têm início em maio de 2011, e deles podem participar bacharéis e/ou licenciados em Educação Física, Pedagogia, Turismo, Artes e áreas afins. A realização dos cursos é do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

As inscrições, das três Especializações, estarão abertas até o início das aulas, ou seja, em maio próximo. Para se inscrever, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição na Caixa Econômica Federal / Agencia 1559 / Conta 2071-1, dirigindo-se, em seguida, à coordenação do curso de Educação Física, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700. Para o curso de Lazer e Recreação: Métodos e Técnicas de Aplicação nas Artes, Educação, Turismo e Educação Física o valor da taxa é de R$ 80,00. A taxa dos outros dois cursos é de R$ 100,00.

A documentação exigida para a inscrição é a seguinte: cópia do diploma de curso Superior Pleno ou comprovante equivalente (Bacharelado ou Licenciatura); Histórico Escolar de curso Pleno de Graduação; cópia da Carteira de Identidade e CPF; comprovante de residência; 2 fotos 3x4 de frente e recente; recibo de pagamento da taxa de inscrição; Curriculum Vitae comprovado (formato lattes, preferencialmente) cópias autenticadas ou acompanhadas dos originais. Para a Especialização Lazer e Recreação não é necessário comprovante de residência.

Segundo a coordenação, o objetivo dos três cursos é dar continuidade ao ensino promovido na graduação, formar profissionais especializados e prepará-los para atender a demanda crescente no mercado de trabalho dos vários segmentos da área de Educação Física. Outras informações ou dúvidas podem ser esclarecidas na coordenação do curso de Educação Física, com o Jorge Luís, pelos telefones (85) 3101-9807 / 3101- 9808 / 8825-1705. 

III Simpósio Nacional de Ecologia Teórica


Funcionamento de ecossistemas perante mudanças climáticas é um dos temas em pauta no III Simpósio Nacional de Ecologia Teórica, de 13 a 15 de abril de 2011, no Auditório do Centro de Ciências da UFC, em Fortaleza.
O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFC, está com inscrições abertas até o dia da abertura. O interessado deve acessar o site www.ecologia2011.com.br.

O tema central do Simpósio será “Teoria ecológica: perspectivas e avanços nos últimos dez anos de pesquisa no Brasil”. O objetivo do encontro é contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e gerar novos estímulos para futuras pesquisas em conservação e ecologia aplicada.

A programação está dividida em seis eixos temáticos: Avanços teóricos notáveis na Ecologia; Abordagens teóricas sobre estudos de populações e comunidades; Redes complexas e configurações de comunidades; Funcionamento de ecossistemas perante mudanças climáticas; Renovação de conhecimentos e troca de experiências da pesquisa ecológica; e Interdisciplinaridade, biodiversidade, educação, desenvolvimento sustentável e conservação.
Fonte: Francisco Carlos Barbosa Nogueira, doutorando do Programa em Ecologia e Recursos Naturais da UFC - (fone: 85 8531 9181)
Ver em http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=11240&Itemid=1

Curso para Ciências Humanas


O Núcleo Humanas, projeto de extensão da UFC, está com inscrições abertas, entre os dias 24 e 31 de março, para o curso "Epistemologias e Tecnologias para o Ensino das Ciências Humanas e Sociais".
Os interessados devem comparecer, de 9h às 12h e de 14h às 18h à secretaria do Núcleo, localizada no anexo do Instituto UFC Virtual (térreo da Biblioteca Universitária – Campus do Pici).
Serão ofertadas 45 vagas, destinadas a professores do ensino público e a serem preenchidas por ordem de inscrição. Para participar do curso, é preciso lecionar em escolas da rede pública e ter graduação nas áreas de Filosofia, Geografia, Sociologia ou História, ou ainda ser formado pelo Programa Magister - Ceará, com habilitação em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As atividades serão desenvolvidas na modalidade semipresencial, com 80 horas/aula. O objetivo do curso é estimular nos participantes a reflexão sobre o papel das Ciências Humanas, tanto no currículo escolar do Ensino Básico quanto na formação do indivíduo. As aulas acontecerão aos sábados, no Campus do Pici, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Para a inscrição, os documentos necessários são: cópias do RG e do CPF, comprovante de endereço, diploma de graduação, comprovante de vínculo com o sistema público de ensino e ficha de inscrição preenchida (disponível no endereço www.virtual.ufc.br/humanas).

Fonte: Vinícios Rocha de Souza, coordenador pedagógico do Núcleo Humanas - (fone: 85 3366 9032)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Reunião extraordinária! 24/03


Olá, colegas! Essa semana, dia 24/03 (quinta-feira), houve uma reunião extraordinária entre professores e coordenação.
O tema da reunião foi "Diretor de turma". A EEM Deputado Paulo Benevides passa, a partir do ano de 2011, a ter 6 salas de 1° ano com o projeto Diretor de Turma. Três salas à tarde e três à noite.
Na reunião, estavam presentes, além de outros, os professores Roberto (Filosofia) e Rafaele (História) que deram depoimentos referentes às experiências que tiveram com o projeto em outras escolas.
Foram colocados em debate vários pontos, tanto favoráveis quanto desfavoráveis ao tema, bem como a forma que o projeto vai acontecer na escola. Houve uma votação e a maioria concordou com a adesão do mesmo.
Na verdade, o projeto servirá como experiência (projeto-piloto). Durante o ano, as turmas do 1°F, 1°G e 1°H, por exemplo, terão os professores Jessylene, Rafaele e Roberto como Diretores de Turma. Eles trabalharão em conjunto e precisarão da ajuda de todos os professores das referidas turmas. Os professores-diretores de turma terão algumas atribuições específicas e adequarão algumas "diretrizes" a nossa realidade escolar.
O diretor de turma é um professor que leciona disciplina de sua área de formação e ministra também a disciplina de Formação Cidadã. Suas atribuições vão ao encontro da articulação entre pais, núcleo gestor, professores e alunos que compõem a turma. O diretor de turma tem quatro horas da carga horária semanal para efetivar: atendimento aos pais; organização do dossiê da turma e a disciplina de Formação Cidadã, com vistas a debater problemas sócio-econômicos e culturais, identificados no portfólio dos alunos.
A partir daí, são discutidos problemas de ordem pessoal ou social, cultural, diversidade étnica, lingüística, cognitiva e de integração. A finalidade das ações é promover valores intrínsecos à aprendizagem mediante convivência solidária e social onde os atores são, também, espectadores. As intervenções são delineadas em reunião do conselho de turma e registradas em ata. Assim sendo, o núcleo gestor tem conhecimento do que se passa na turma, apoiando ou resolvendo as questões inerentes aos alunos.
Os diretores de turma, além das horas de efetivo trabalho em sala de aula, têm mais três horas no seu horário curricular, sendo uma hora para atendimento aos pais para a resolução de problemas surgidos em relação aos educandos, ou informações diversas sobre os comportamentos e atitudes educativas favoráveis. As horas seguintes são para a organização e elaboração do dossiê de turma.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Conselho de Alimentação Escolar - CAE

Olá colegas!!
O post de hoje vem falar do Conselho de Alimentação Escolar. Eles têm como objetivo básico acompanhar e fiscalizar o repasse do valor destinado à assistência à saúde, à alimentação, ao material didático e ao transporte - todos dentro dos programas suplementares do PNAE.
Segundo o site do FNDE, "a partir de 2010, o valor repassado pela União a estados e municípios foi reajustado para R$ 0,30 por dia para cada aluno matriculado em turmas de pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. As creches e as escolas indígenas e quilombolas passam a receber R$ 0,60. Por fim, as escolas que oferecem ensino integral por meio do programa Mais Educação terão R$ 0,90 por dia. Ao todo, o Pnae beneficia 45,6 milhões de estudantes da educação básica."

Para acompanhar e fiscalizar esse valor, os Conselhos estão realizando encontros entre os membros titulares e suplentes do CAE.
As datas desses encontros estão planejadas para os dias:
03 e 24 de fevereiro
10 e 24 de março
07 e 28 de abril
05 e 26 de maio
09 e 30 de junho
04 e 25 de agosto
08 e 29 de setembro
13 e 27 de outubro
10 e 24 de novembro
08 de dezembro

A reunião do dia 03 de fevereiro foi às 14:00 (na sala do CAE - SEDUC, subsolo, onde está localizada a equipe de Alimentação Escolar). Os outros encontros foram definidos nessa primeira reunião.
Para entrar em contato, ligue para 3488. 2552 (Ademilde), ou na própria escola, com Mariazinha.